Experimento mostra o que acontece com seu corpo quando você se alimenta apenas de orgânicos

Todos nós sabemos que a quantidade de agrotóxicos usada na produção de alimentos é grande e que esses químicos não fazem bem para o organismo. Mas o quão positivo é o consumo de alimentos orgânicos? Será que as vantagens compensam o preço alto e o fato de não estarem disponíveis em todos os mercados e mercearias?

Para responder isso, a rede de supermercados sueca Coop, que desde os anos 80 comercializaprodutos orgânicos e trabalha junto ao governo da Suécia e aos agricultores para tornar os orgânicos mais acessíveis, realizou um curioso experimento em parceria com o Instituto Sueco de Pesquisa e Meio Ambiente (ILV). Os Palmbergs, uma tradicional família sueca composta por pai, mãe, duas filhas e um filho, tiveram sua alimentação controlada por três semanas e se submeteram a testes de urina para que se pudesse verificar em seus organismos os níveis de químicos presentes.

Durante a primeira semana, eles se alimentaram normalmente, usando alimentos não-orgânicos. Na segunda e terceira semanas, a dispensa da casa, bem como produtos de limpeza e higiene foram trocados por produtos orgânicos – até mesmo o tabaco que o pai da família costuma mascar foi substituído por um orgânico. O resultado foi surpreendente: em duas semanas, os níveis dos pesticidas no organismo foram reduzidos em mais de seis vezes.

organicos-experimento7

Embora o próprio ILV afirme que a quantidade de pesticidas encontrada durante a primeira semanaestava dentro dos limites indicados pelos órgãos de saúde, o instituto também afirma que a ciência pouco sabe sobre a interação desses químicos e o efeito disso no corpo, a qual pode ser prejudicial. “Alimentar-se com orgânicos reduz os níveis de vários químicos e substâncias às quais somos expostos por meio do que comemos. Isso, por sua vez, reduz o risco de impacto e a combinação de seus efeitos a longo prazo. Escolher produtos orgânicos também ajuda a reduzir a presença de químicos no meio ambiente e protege aqueles que trabalham no cultivo de frutas e vegetais.

Como disse a mãe da família: “acima de tudo, você pensa nas crianças. Houve uma grande quantidade de químicos removido do organismo dos meus filhos. E eu não os quero de volta“.

Assista ao vídeo do experimento:

organicos-experimento4

organicos-experimento5

organicos-experimento6

organicos-experimento8

organicos-experimento9

organicos-experimento10

organicos-experimento11

organicos-experimento12

organicos-experimento14

organicos-experimento15